A NOSSA ESCOLA
Historial do Centro Educacional Pequenos Reis - Colégio
O Centro Educacional Pequenos Reis “Colégio” encontra-se em funcionamento desde o dia 21 de Fevereiro de 2011, é um dos mais recentes colégios da cidade de Luanda.
Nasceu da energia de uma mulher lutadora, Rosa Maria Rosário Couto Cabral, bem como o seu esposo Jorge Alcides Do Couto Cabral.
Surgiu com o intuito de dar continuidade a um projecto concebido em 2002, denominado com o mesmo nome, mas que se centrava unicamente na valência da Creche com serviços prestados a crianças dos 3 meses aos 4 anos de idade.
Em 2011, os proprietários propuseram-se a alargar a Creche, incluíram a Educação de Infância e o Ensino Primário, e aí surgiu o Externato Pequenos Reis. Para a execução deste projecto a proprietária propôs para o cargo de Directora Escolar a Srª Aríete de Fátima Escórcio Paiva Cameira e a Srª Teodora Natanda Sequenha para Directora Pedagógica, com o objectivo de levar a bom porto esta nobre tarefa. Actualmente, a Directora Geral a Sra. Rosa Maria Rosário Couto Cabral, a Directora Escolar a Sra. Iracelma do Nascimento, o Director Pedagógico o Sr. Professor Clementino Ramos e Coordenadora Pedagógica a Srª Professora Tânia Francisco.
Nesta senda, esta instituição resolveu dar oportunidade aos jovens professores e mostrar que o processo de formação é um acto contínuo, pois primamos pela formação/capacitação contínua.
Assim, todos os dias dentro da instituição há aprendizagem não só por parte dos alunos mas também por parte dos nossos quadros, pois, é este o espírito da aprendizagem ao longo da vida defendido pela Unesco.
No ano de 2014, atendendo ao significativo aumento de alunos e de modo a responder às exigências da comunidade educativa, nomeadamente de alunos e pais, os proprietários inauguram novas instalações e alargaram a oferta formativa.
O Externato Pequenos Reis muda-se do Bairro de alvalade para as novas instalações e surge agora no Distrito de Ingombota em Luanda, Avenida Lenine 36/38 sob iniciativa da proprietária do Centro Educacional Pequenos Reis, com o objectivo de apoiar os pais que trabalham o dia todo, oferecendo assim actividades pedagógicas curriculares e extracurriculares de qualidade, onde há integração de alunos desde a Pré à 9.ª Classe.
A partir de Junho de 2018, haverá assim a expansão do externato Pequenos Reis para o Distrito de Talatona em Luanda, na Rua Urba Nova nº16.
Nestes novos projectos contam-se assim 4 Valências:
- Creche;
- Educação Pré-Escolar;
- Ensino Primário;
- Iº Ciclo do Ensino Secundário.
De acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), adoptada desde 1989 pelas Nações Unidas, as crianças têm direito à educação e no seu artigo 29.º defende-se que “a educação deve destinar-se a promover o desenvolvimento da personalidade da criança, dos seus dons e aptidões mentais e físicas, na medida das suas potencialidades. E deve preparar a criança para uma vida adulta activa numa sociedade livre e inculcar o respeito pelos pais, pela sua identidade, pela sua língua e valores culturais, bem como pelas culturas e valores diferentes dos seus.”
Ora assente nestes objectivos, bem como no respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, e pelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas, o Colégio associa nesta perspectiva a sua prática educativa. A Escola é a principal instituição complementar da família na garantia do direito à educação e um dos pilares fundamentais da vida em sociedade. A educação traduz a linguagem partilhada da família e da escola, na formação de indivíduos responsáveis, cidadãos conscientes e participativos. O Colégio assume-se como uma expressão concreta dessa mesma liberdade e do direito da família a escolher e orientar a educação dos seus filhos.
O grande objectivo deste externato é educar no sentido de formar cidadãos com personalidades plenamente desenvolvidas, conscientes das realizações sociais e pedagógicas que lhes são oferecidas, no sentido de facultar elementos intelectuais e técnicos capazes de levarem o homem a uma acção social plenamente integrada nas realizações e exigências do momento: educar para a dignidade de ser homem, educar para melhorar a condição social, educar na defesa da cultura e identidade angolana e universal.
Assim, o desenvolvimento do Projecto Educativo do Externato Pequenos Reis assentará em práticas que apontem para a qualidade, a eficácia, o diálogo, a responsabilidade e a aceitação das diferenças. Procuramos a formação de cidadãos esclarecidos intervenientes e respeitadores da pessoa humana e do ambiente, com conhecimentos científicos que lhes permitam atuar na complexa sociedade em que vivemos.
Este projecto deve manter o seu segundo objectivo que está centrado na melhoria da qualidade de ensino. Pensamos que o professor é o vector fundamental num ensino de qualidade, pois o professor é o elemento que arrasta entusiamos e contagia o educando no âmbito da concretização dos objectivos de um modelo educativo de qualidade. Por outro lado entendemos que o aluno deve atingir a plenitude das suas possibilidades intelectuais, sociais e afectivas, graças às relações com o professor que terá necessariamente de possuir capacidade de adaptação, equilíbrio emotivo, senso do dever, consciência plena da ética profissional, capacidade de liderança e uma boa formação humanista, bem como interesses científicos e estéticos e elevado espírito de justiça. O professor não deve deixar-se cristalizar, devendo ser sempre um pesquisador atento e experimentado.
Não podemos esquecer a eficiência do Centro Educacional Pequenos Reis hoje Externato, tendo sempre presente que foi a partir dele que surgiu este novo Externato com lembranças boas tanto afectivas como educativas e sociais. Neste novo projecto procuraremos efectivar a preparação mental e técnica indispensável para a integração dos nossos “Pequenos Reis” que amanhã serão grandes homens. Esta é a razão em que assentam a preocupação da formação profissional do corpo docente, a metodologia da coordenação pedagógica e os constantes investimentos realizados na modernização das suas instalações e melhoria do equipamento escolar.
Iracelma Nascimento, Directora Pedagógica